Presidente Temer toma decisão sobre concursos públicos no Brasil; saiba mais

Publicidade

O Presidente da República, Michel Temer, sancionou nesta terça-feira, dia 14 de agosto, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 que, em seu texto original, restringia a realização de concursos públicos no Brasil nos próximos anos, o que deixou muitos concurseiros apreensivos. Vários movimentos contra a LDO se espalharam pela internet, principalmente por parte de cursinhos presenciais.

Nesta terça-feira, no entanto, o Presidente Michel Temer resolveu vetar 14 dispositivos da LDO. Veja abaixo quais são os vetos de Temer:

  • Temer liberou concursos para qualquer área. Antes, os deputados haviam aprovado concursos apenas para as áreas de educação, saúde, segurança pública, defesa e diplomacia.
  • Havia um veto que permitia que o dinheiro público fosse utilizado para reformar hospitais privados sem fins lucrativos. Temer vetou.
  • Os deputados queriam que os hospital universitários entrassem para o cálculo do gasto mínimo com a saúde. Temer vetou.

Houveram outros vetos, porém, nenhum outro relacionado aos concursos públicos. A partir de agora, a expectativa é de que concursos muito aguardados, como do Ministério Público da União e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tenham enfim seus respectivos editais autorizados, tendo em vista a enorme escassez de servidores nos respectivos órgãos. Nenhum órgão até agora se manifestou sobre o assunto.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *